A instrução pública na filosofia de Condorcet

v. 6, n. 3 (2017): Sofia Dossiê Filosofia e Educação/Filosofia e Ensino (edição especial) • Revista Sofia - UFES

Autor: Patrícia Reis

Resumo:

Neste artigo, tratamos da ideia de instrução pública na filosofia de Condorcet. Assim, demonstramos algumas questões defendidas por esse filósofo como a diferenciação  entre instrução pública e educação; os destinatários da instrução pública; e, também, as disciplinas do currículo escolar. Segundo Condorcet, a educação abrange questões políticas, morais e religiosas e é incumbência da família. Por outro lado, a instrução pública, oferecida pela escola, adota uma postura neutra em relação a esses temas. Além disso, para o último iluminista, todas as pessoas, independentemente de sua classe, gênero ou raça têm o direito de receber uma instrução pública de qualidade. Por fim, para Condorcet, a escola, além de transmitir conhecimentos relacionados às disciplinas como, por exemplo, matemática, gramática e história, oferece ensinamentos sobre noções jurídicas. Desse modo, após frequentarem a escola, as pessoas terão conhecimentos para participar da política e, também, exercer funções públicas.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/17251

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