Com a finalidade de divulgar a produção filosófica nacional, esta seção difundirá resenhas de livros produzidos pela comunidade filosófica brasileira. O intuito deste espaço é proporcionar aos docentes e discentes da área um conhecimento sobre os livros recém-publicados. Acreditamos na importância da comunidade filosófica brasileira se ler, se citar e utilizar material de autores nacionais em palestras, aulas e produções acadêmicas.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia do/a autor/a da resenha;

  4. Deve ser enviado, em anexo, a imagem da capa do livro e também link onde ele pode ser encontrado para compra ou aquisição gratuita;

  5. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para Resenhas Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Pela memória de um paí[s]: GILDO MACEDO LACERDA, PRESENTE!

Cleiton Zóia Münchow

Professor (IFMS) e doutorando em Filosofia (USP)

02/04/2024

Tessa Moura Lacerda | Aretê Editora, 2023  120 páginas | Link para a compra   Enlaçando a história política e a história pessoal, este livro narra o desdobramento de uma tragédia que nos atinge sem misericórdia: aquela em que a crueldade e a injustiça se reúnem s (…)

Correspondência de Dom Antônio Ferreira Viçoso (1823-1875)

Águida Assunção e Sá

Mestra pela UFTM

15/02/2024

Lúcio Marques e Maurílio Camello (Orgs.) |  Editora FUNAG (2024) 579 páginas | Acesse a obra A Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG - publica o livro “Dom Antônio Ferreira Viçoso: correspondência (1823-1875)”, o primeiro volume da Série Scrip (…)

As ideias filosóficas de Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811-1882)

Tarcísio Afonso Tchivole

Doutorando em Educação pela UFTM; Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia & Scripta Brasiliana; Integrante do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

18/01/2024

MARGUTTI, Paulo. As ideias filosóficas de Domingos José Gonçalves de Magalhães (1808-1843). Cachoeirinha: Fi, 2023 (823 páginas) | Acesse a obra   A obra magistral do Professor Paulo Margutti sobre a filosofia de Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811-1882) representa m (…)

Filosofia, Ação, Criação: Poética Pragmática em Movimento

Genildo Ferreira da Silva

Prof. do Depto de Filosofia e do PPGF da UFBA.

13/12/2023

Filosofia, Ação, Criação: Poética Pragmática em Movimento. José Crisostomo de Souza (org.), Edufba, 2022, 472 páginas Não conheço livro como este, uma coletânea ao modo de uma jam session, de uma concertação entre diferentes falas temáticas, a partir (…)

Cartesianismo revisitado

João Paulo M. Araújo

Doutor em Filosofia pelo programa integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPB-UFPE-UFRN e professor horista no colegiado de Filosofia da UERR.

30/11/2023

Resenha publicada em parceria com a Revista Humanitas - edição 169 Descartes na era da informação, de João de Fernandes Teixeira. Páginas: 144 | Editora: Ideias e Letras Prover de forma ousada e minuciosa uma interpretação da fisiologia cartesiana mostrando de que maneira ela corresp (…)

Formas da Filosofia Brasileira: uma autocrítica do pensamento filosófico

Águida Assunção e Sá

Mestra pela UFTM

21/08/2023

  Formas da Filosofia Brasileira: uma autocrítica do pensamento filosófico Autor: Lúcio Álvaro Marques | Editora: Fi, 2023 O professor Lúcio Álvaro Marques, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), brinda toda a comunidade acadêmica e o público leitor com o lan&cce (…)

O desconhecido de si e dos outros: a invenção do ser humano e quando deixamos de entender o mundo

Lúcio Álvaro Marques

Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFTM)

14/08/2023

O desconhecido de si e dos outros: a invenção do ser humano e quando deixamos de entender o mundo Autor: Marcelo Vinicius Miranda Barros | Editora: Dialética, 2023.   Esse livro em forma de ensaio intitulado "O desconhecido de si e dos outros: a invenção do ser humano e quando deixamos d (…)

Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análise com base nas percepções de licenciandos e de professores

Fabio Batista

Doutorado em Filosofia (UNIOESTE)

28/11/2022

Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análise com base nas percepções de licenciandos e de professores Autor: Fábio Antonio Gabriel | Editora Bagai, 2021 O autor da obra “Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia”, Fábio Antônio Gabriel, professor de Filosofia da Re (…)

Biopolítica e cidade: genealogia dos domínios de saber sobre a cidade

Rodrigo Araújo

professor de Filosofia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Doutor em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

19/10/2022

Resenha publicada em parceria com Revista Humanitas - Edição 156 Fernando Gigante Ferraz Biopolítica e cidade: genealogia dos domínios de saber sobre a cidade Editora: Edufba | Ano: 2020   Os últimos anos nos marcaram pela presença da pandemia e suas diversas consequências (ainda em anda (…)

Filosofia Jabuticaba - colonialidade e pensamento autoritário no Brasil

Suely Molina

mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos

19/09/2022

João de Fernandes Teixeira Filosofia Jabuticaba – colonialidade e pensamento autoritário no Brasil São Paulo, Editora FiloCzar, 2021  “O Brasil não muda”. Essa é uma afirmação desconcertante que aparece nas primeiras páginas do livro de João de Fernandes T (…)